TCC

por Portal INFIS
Publicado: 08/07/2019 - 00:00
Última modificação: 05/05/2022 - 14:53

O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo propiciar ao aluno a oportunidade de desenvolver um trabalho teórico e/ou prático de pesquisa, sob a orientação de um professor do quadro docente do Instituto. Cabe ao orientador acompanhar as etapas da produção do trabalho.

O TCC é dividido em duas etapas, TCC-1 e TCC-2, a serem executados em dois semestres como disciplinas curriculares obrigatórias.

A disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO 1 (TCC-1)

A disciplina de TCC-1 compreende a inscrição e a defesa do projeto de pesquisa.

Caberá ao estudante, juntamente com o professor da disciplina TCC-1, definir o orientador do projeto. Após essa etapa, o estudante deverá apresentar, em até 15 dias após o inicio do semestre letivo, o TERMO DE COMPROMISSO DO ORIENTADOR DE TCC para o professor da disciplina. Sob a supervisão do orientador, o estudante deverá elaborar uma proposta de projeto de pesquisa, com aproximadamente quinze páginas, relacionado aos conhecimentos adquiridos no Curso de Física Licenciatura.

Até quinze dias antes do término do semestre, o aluno deverá fazer a defesa do projeto de pesquisa e do plano de trabalho para o professor da disciplina TCC-1, a ser executado na disciplina de TCC-2. É importante ressaltar que o projeto e o plano de pesquisa deverão estar devidamente assinados pelo orientador.

Caso o projeto de pesquisa não contemple diretamente discussões de ensino de física, o trabalho deverá apresentar uma proposta de transposição didática para a educação básica.

A defesa do projeto fará parte da programação dos Seminários da Licenciatura.

Segue abaixo os documentos norteadores para a disciplina TCC-1.

 

A disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO 2 (TCC-2)

O TCC-2 tem como objetivo a execução do projeto de pesquisa e plano de trabalho previamente elaborados no TCC-1, tendo como produto uma monografia de aproximadamente quarenta páginas. Caberá ao professor da disciplina acompanhar o andamento da execução do projeto de pesquisa. Caso o estudante decida mudar de orientador ao longo do processo, é necessário que seja regularizada essa decisão junto ao professor da disciplina de TCC-2, através do documento CANCELAMENTO DE ORIENTAÇÃO.

Caberá ao estudante apresentar na secretaria da coordenação do curso, até um mês antes da defesa, o REQUERIMENTO PARA DEFESA DO TCC. Neste documento, o estudante e o orientador irão propor três docentes titulares e dois suplentes para compor a banca examinadora da defesa, a ser aprovada pelo colegiado do curso de Física Licenciatura. A defesa do TCC será pública e deverá acontecer até quinze dias antes do término do semestre. A aprovação final do TCC dependerá da entrega da versão final, corrigida de acordo com as considerações da banca, na Coordenação do Curso no formato digital (PDF). Todas as etapas burocráticas para esse processo estão descritas no documento ORIENTAÇÕES PARA A DEFESA DO TCC.

 

Trabalhos de conclusão de curso

https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20381