Monitorias

por Portal INFIS
Publicado: 08/07/2019 - 00:00
Última modificação: 10/08/2021 - 10:09

MONITORIA

O que é: A monitoria é uma atividade pedagógica oferecida ao discente regularmente matriculado em curso de graduação.

Órgão financiador: UFU

Valor da bolsa: 240 reais

Objetivos: Colaborar com o docente na execução das tarefas didáticas. Ajudar os estudantes em seus estudos e trabalhos teóricos ou práticos; 

Quem pode se candidatar: 

- Estudantes que estejam regularmente matriculado e ter cursado no mínimo um semestre em qualquer curso de graduação da UFU.
- Ter sido aprovado, com aproveitamento, na disciplina para a qual irá se inscrever. Dispor de 12 horas semanais, sem prejuízo de suas atividades escolares.
- O monitor não poderá vincular-se a uma mesma disciplina por período superior a dois semestres letivos, alternados ou não;
- A monitoria remunerada somente poderá ser exercida, no máximo, por dois semestres letivos, alternados ou não;
- O exercício da monitoria (remunerada e não-remunerada) não implica em vínculo empregatício com a Instituição. O aluno não pode receber outra remuneração de qualquer natureza da UFU ou de outras agências e/ou instituições nacionais ou estrangeiras, durante a vigência da bolsa deste Programa. Não são consideradas neste item bolsa alimentação e auxílio moradia;
- É vedado o exercício simultâneo da monitoria em mais de uma disciplina.

Quais são os critérios de seleção e classificação: Avaliação do desempenho acadêmico, entrevista e adequação às demandas do edital.

Quando posso me candidatar: O processo de seleção ocorre por meio de edital. Os estudantes serão avisados pela coordenação do curso Física Licenciatura por e-mail e no mural da secretaria do curso.

Atribuições do Monitor:
Elaborar, com a orientação do docente, o Relatório das atividades realizadas durante a monitoria; e

Assinar a Ficha de Cadastro do Monitor ao ingressar nas atividades de monitoria. Em caso de desistência, justificar-se na Coordenação de Curso ou na Direção da Unidade Acadêmica.

É importante mencionar que as atividades desenvolvidas pelo monitor não podem estar vinculadas àquelas de caráter burocrático e administrativo, e o monitor não pode ministrar aulas ou realizar outras atividades didáticas em substituição ao docente.

Cadastro do Monitor:

1) O aluno aprovado entra em www.sisgrad.prograd.ufu.br a. Caso ele já seja cadastrado, entrar com o CPF e senha, ou clicar em “esqueci a senha” para gerar uma nova senha.

2) Procurar o menu “Aluno Monitor” na barra à esquerda, depois clicar em “Monitorias”.

3) Clicar em “Cadastrar nova monitoria”

4) Preencher os dados na tela, depois clicar em “Confirmar” para gerar o termo de compromisso.

5) Imprimir o termo de compromisso, pegar as assinaturas e entregar no atendimento ao aluno ou secretaria do curso.

Ao final de um período letivo, o monitor, deverá apresentar um Relatório Final para receber o certificado de monitoria. O relatório final deverá ser enviado via atendimento ao aluno, para DIREN - setor de projetos. O relatório deve ser assinado pelo monitor e pelo professor da disciplina. A DIREN irá enviar o certificado para a coordenação do curso Física Licenciatura. O certificado será emitido apenas após envio do relatório final para a DIREN. Adicionalmente, o relatório deverá ser enviado em formato PDF para a coordenação do curso.

Emissão do Certificado:

1) O aluno aprovado entra em www.sisgrad.prograd.ufu.br a. Caso ele já seja cadastrado, entrar com o CPF e senha, ou clicar em “esqueci a senha” para gerar uma nova senha.

2) Procurar o menu “Aluno Monitor” na barra à esquerda, depois clicar em “Monitorias”.

3) Caso a monitoria esteja terminada e o relatório tenha sido entregue, clicar em “Emitir Certificado”.

4) Caso o botão para emissão não esteja disponível, checar o campo “Status”, e tomar a ação apropriada.

***NOVO SISTEMA DE CADASTRO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE MONITORIAS***

Desde o segundo semestre de 2015, estamos colocando em uso o novo sistema de controle de monitorias, integrado ao SISGRAD. O novo sistema permite que o(a) próprio(a) monitor(a) faça o cadastro e depois emita o certificado da monitoria.

O processo seletivo continua sendo feito da mesma forma. Depois da aprovação, o(a) monitor(a) irá entrar no sistema e se cadastrar conforme as instruções disponíveis no site www.prograd.ufu.br/monitorias/editais. Os certificados de 2015/02 também já estão disponíveis lá. Não serão aceitas fichas que não tenham sido emitidas pelo site.

O quadro de distribuição das bolsas de monitoria para 2016-1 também está disponível em www.prograd.ufu.br/monitorias/editais. Desta maneira, as coordenações de cursos já podem organizar seus processos seletivos de monitores. O valor das bolsas de monitoria continua sendo R$ 240,00. Para esse semestre, a duração da monitoria será de 01/03/2016 a 30/06/2016 e as fichas de monitoria devem ser entregues, impreterivelmente, até 11/03/2016.

Aproveitamos para relembrar alguns detalhes e esclarecer algumas dúvidas que têm se mostrado frequentes:

• A ficha de cadastro emitida pelo sistema é o único documento que deve ser encaminhado à PROGRAD. Não é necessário encaminhar histórico escolar ou cópia de nenhum documento pessoal do(a) estudante. As fichas devem ser enviadas, via protocolo, pela coordenação do curso, já com todas as assinaturas necessárias.

 • As bolsas de monitoria são pagas no mês subsequente ao da atividade. Dessa forma, a primeira parcela das bolsas será paga no início de abril/2016, com referência ao mês de março/2016.

Todas as atribuições do Monitor e Professor estão previstas nas Normas da Graduação da UFU (TÍTULO IX – DA MONITORIA, p. 46-51).  

Observação: As bolsas de monitoria são pagas no mês subsequente ao trabalhado.

Informações sobre editais de monitoria estão disponíveis em: http://www.prograd.ufu.br/monitorias/editais