Laboratório

Coordenador: José Roberto Tozoni

Apostila - Guias e roteiros para Laboratório de Física Experimental I

Introdução
     O inicio dos estudos sobre a Mecânica se iniciou nas antigas civilizações, que procuravam maneiras de se livrarem de certos trabalhos que exigiam grandes esforços físicos de sua parte. Aristóteles e Heráclito vindos da antiga Grécia, falharam ao tentar enunciar os princípios físicos que poderiam descrever a mecânica, mas em seguida Arquimedes deu inicio aos primeiros princípios de uma teoria realmente cientifica dessa disciplina. Heron, um físico grego foi o principal continuador dos estudo de Arquimedes, escrevendo um livro sobre mecânica que apesar de conter algumas afirmações erronias (principalmente em desenvolvimento matemático) , se encontrava um grande conhecimento sobre sistemas de roldanas e algumas maquinais simples.
     Por volta do século XVII Nicolau Copérnico e Galileu deram inicio a uma revolução cientifica que questionava o geocentrismo, afirmando que o sol era o centro do universo. Na mesma época houve uma grande contribuição sobre o movimento oscilatório de pêndulos por Christian Huyghens. No ano da morte de Galileu, nasce na Inglaterra Isaac Newton, que nos estabeleceu os princípios básicos da mecânica clássica escrevendo uma obra capital para evolução da física “Philosophiae naturalis principia mathematica -1687 (Princípios matemáticos da filosofia natural) “ enunciando as três Leis Básicas da mecânica e resolvendo o problema do equilíbrio dinâmico do universo com sua teoria da gravitação universal.