Laboratório

Sala: 5T201
Coordenador: Djalmir Nestor Messias
E-mail: dnmessias@infis.ufu.br
Telefone: 3291-5919 (ramal 5919)

Introdução:

O curso de Laboratório de Física Moderna traz aos estudantes a oportunidade de explorar experimentos recentes da física, que em grande parte foram responsáveis pelo descobrimento e constatação de diversos fenômenos. Alguns dos experimentos oferecidos no curso estão diretamente relacionados a grandes cientistas, como o Efeito Fotoelétrico com Albert Einstein, os experimentos de Raios – X com Marie Curie, entre outros auto – intitulados, como o Efeito Hall, Experimento de Millikan, Efeito Compton, entre outros.
            Entretanto, além de oferecer a oportunidade de explorar estes grandes experimentos, o objetivo deste laboratório é também trazer a verdadeira experiência científica aos estudantes, na qual eles devem explorar os experimentos até suas raízes, procurando sempre obter o máximo de informação possível e buscando perceber a elegância e delicadeza dos experimentos e sua relação com a natureza.

Objetivos:

Objetivo Geral: Trazer ao estudante a habilidade de realizar as conexões entre a teoria e os experimentos que marcaram a física moderna

Objetivos Específicos: Identificar as falhas da física clássica nos experimentos Criar senso crítico na análise e aquisição e tratamento de dados experimentais. Relacionar os resultados com os grandes avanços da física contemporânea. Trazer vivência na forma de divulgação científica.

Apostila de ensino em física moderna
  _ Flutuação Estatística
  _ Efeito Hall
  _ Determinação da constante de Planck