Grupo de Pesquisa

GPOTM
Publicado: 22/06/2021 - 18:23
Última modificação: 11/05/2023 - 08:52

O Grupo de Propriedades Ópticas e Térmicas de Materiais (GPOTM), pertencente ao Instituto de Física (INFIS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi criado em 2009 e tem como linha principal de pesquisa o estudo e a caracterização das propriedades térmicas e ópticas de materiais de interesse tecnológico. Tendo como base estudos de espectroscopia óptica e térmica de materiais sólidos dopados com íons Terra-rara, corantes naturais e materiais nanoestruturados e nanocristais semicondutores inseridos em meios biocompatíveis. Além disso, o grupo também tem pesquisado sobre aplicação de padrões de interferência do tipo laser speckle em metrologia e amostras biológicas.

Composto por quatro docentes, o GPOTM possui uma área de 132 m² de estrutura física que contempla diferentes laboratórios de pesquisa especializados nas áreas de propriedades ópticas e térmicas, laser e aplicações, e síntese de amostras.

Página Oficial do Grupo