Curso de Graduação em Física, grau bacharelado

Última modificação: 20/02/2024 - 11:23
Sobre o curso:

Apresentação

O curso de graduação em Física de Materiais, na modalidade bacharelado, foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUN) em 25 de junho de 2004 (Resolução 08/2004), tendo recebido sua primeira turma de ingressantes no primeiro semestre letivo de 2005. O curso oferta 40 vagas anualmente, com entrada no início do ano letivo. É um curso de regime integral, com duração de 4 anos e, atualmente, possui 129 alunos matriculados, sendo que sua primeira turma de formandos ocorreu no final de 2008. O curso é reconhecido pelo MEC por ato de legalização expresso na Portaria MEC 798/2008 de 14 de novembro de 2008.

O curso de Física de Materiais teve seu início em 2005 como um curso de Física aplicada a materiais. Nesta versão a grade curricular contava com 1650 horas no núcleo comum de disciplinas, 780 horas nas chamadas disciplinas sequenciais (componentes optativos), 120 horas de atividades complementares e 120 horas de trabalho de conclusão de curso. Uma das características deste projeto pedagógico era a presença de 13 componentes optativos nos quais o discente teria a sua formação como ciência aplicada.

No ano de 2010, o curso de Física de Materiais passou a ter um novo projeto pedagógico (em vigência atualmente). As mudanças em relação ao projeto anterior foram bastante profundas. Atualmente o curso passa pela segunda reforma curricular, prevista para vigorar a partir de 2023.

Denominação do Curso: Física de Materiais
Modalidade Oferecida: Bacharelado
Titulação Conferida: Bacharel em Física de Materiais
Ano de Início de Funcionamento do Curso: 2005

Currículo em Vigência

Carga Horária Mínima: 2540 horas;

Fluxo curricular: fluxograma_curricular_cfmat.pdf

Endereço para Correspondência:

Coordenação do Curso de Física de Materiais
Campus Santa Mônica - Bloco A - Sala 1A211
Av. João Naves de Ávila - 2121 - CP 593
Uberlândia - MG - CEP 38.400-902

Perfil profissional:

Bacharel em Física

No curso de bacharelado em Física estudam-se as fundamentações teóricas, práticas e metodológicas necessárias para a compreensão das propriedades da matéria, suas transformações e potenciais usos na vida humana. Juntam-se na formação do profissional as ferramentas e conhecimentos necessárias(os) para lidar com problemas desafiadores na fronteira da ciência e a tecnologia. O(a) egresso(a) será capaz de produzir conhecimento básico e aplicado, e desenvolver capacidades para o desenho e análise de investigações. O curso tenta inserir atitudes investigativas nas ações futuras do bacharel, aliadas à aplicação do método científico, que lhe permitam se adequar ao meio de trabalho em que atuará.

A aptidão do perfil de bacharel permite exercer profissionalmente como:

O Físico como pesquisador: dedica-se à pesquisa científica, com teor básico ou aplicado, seja no meio acadêmico ou em centros de pesquisa.

O Físico como educador: dedica-se a formar, expandir e disseminar conhecimento científico na sociedade. Pode ser atuando na cadeia de ensino escolar tradicional, ou através de novas formas de criação de conhecimento, por exemplo: divulgação científica, criação de vídeos, desenvolvimento de softwares, ou quaisquer meios de comunicação (tradicionais ou não). É neste aspecto que se distingue do perfil do licenciado em Física, orientado para o ensino médio formal.

O Físico interdisciplinar: beneficia-se das ferramentas teóricas e práticas da Física e da Matemática para desenvolver conhecimento em outros campos do saber, dentre os quais destacam-se: a Medicina, a Oceanografia, a Meteorologia, a Geologia, a Biologia, a Química, o Meio Ambiente, a Comunicação, ou na Economia e Administração, dentre vários outros campos. A ligação pode ser feita atuando na pesquisa ou na docência da área com a qual interatua.

Perfil do ingressante:

É desejável que os ingressantes possuam habilidades de reflexão e análise crítica, criatividade, curiosidade e interesse em aprender sobre matemática e as leis da física, com habilidades de pensamento abstrato e aptidão para gerar ideias e adaptar-se a um mundo de conhecimento novo (e fantástico!).

Habilitação:
Bacharelado
Regime acadêmico:
Semestral com entrada anual
Turno de oferta:
Integral
Duração:
Prazo mínimo:
3,5 (três e meio) anos para integralização curricular
Prazo máximo:
6 (seis) anos para integralização curricular
Número de vagas oferecidas:
40 vagas anuais com entrada no início do ano letivo (SiSU)
Horário de atendimento:
HORÁRIO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL: terças e quartas-feiras, 09h às 12h e 13h às 18h. HORÁRIO DE ATENDIMENTO REMOTO: segundas, quintas e sextas-feiras, 09h às 12h e 13h às 18h.
Coordenador(a): Erick Piovesan
Secretário(a): Silvana Gabriela Batista