Grupo de Pesquisa

Publicado: 23/02/2021 - 10:00
Última modificação: 22/06/2021 - 18:05

Membros

Prof. Dr. Alexandre Marletta (PQ-2A)
alexandre.marletta@pq.cnpq.br Prof. Dr. Raigna Augusta da Silva Zadra Armond (PQ-2A)
raigna@pq.cnpq.br

Coordenadora: Prof. Dr. Raigna Augusta da Silva Zadra Armond

Estudo de compósitos polímeros conjugados/nanotubos de carbono para aplicação tecnológica. Descrição: FAPEMiG 2005/6. Estudo de compósitos polímeros conjugados/nanotubos de carbono para aplicação em células fotovoltaicas. Descrição: CT-ENERG 2005/6. Implementação de laboratório de síntese e preparação de amostras orgânicas. Descrição: CNPq 2006/8. Estudo de sistemas poliméricos para obtenção de uma célula eletroquímica de emissão de luz. Descrição: FAPEMIG.

Projetos de pesquisa

Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Marletta

Pesquisa e desenvolvimento de uma célula solar baseada em semicondutores orgânicos.. Descrição: Projeto Universal FAPEMiG 2007. Efeitos de ordenamento na polarização da luz emitida por filmes de Polímeros Semicondutores.. Descrição: FAPEMiG 2007.

Coordenador: Prof. Dr. Newton Martins Barbosa Neto

Implementação de um laboratório de óptica não linear para e estudo e desenvolvimento de novos materiais fotônicos. Descrição: Universal CNPq: Edital MCT/CNPq 01/2007- Universal/ processo número 470640/2006-5 Implementação da técnica de varredura-Z para o estudo de não linearidades ópticas em materiais. Descrição: Projeto Universal FAPEMiG 2006. Estudo das propriedades ópticas em monômeros e filmes nanoestruturados de moléculas de porfirina polimetaladas.. Descrição: Projeto PEP-UFU 2005 - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFU.

Áreas de atuação

A nossa área concentra-se, principalmente, em espectroscopia de materiais poliméricos e materiais semicondutores orgânicos. Esta área é bastante recente e tem atraído a atenção dos pesquisadores, principalmente da área de Física da Matéria Condensada, devido ao crescente interesse científico e tecnológico. Esta é uma área interdisciplinar, possibilitando assim um maior intercâmbio entre físicos, engenheiros e químicos. Os trabalhos desenvolvidos neste grupo refletem este panorama. Atualmente são realizadas colaborações científicas com Institutos de Pesquisa de Universidades Nacionais e Internacionais. Efetivamente, existe a participação do grupo, direta ou indiretamente, nas redes nacionais de pesquisa na área. Esta relação permite-nos colaborar para o desenvolvimento desta área de conhecimento, assim como a formação de recursos humanos.

Linhas de pesquisa

Absorção não linear em moléculas Caracterização óptica e elétrica de sistemas orgânicos Estrutura eletrônica Limitação óptica No nosso grupo temos, atualmente, 03 (três) alunos de doutorado, 02 (dois) alunos de mestrado, 07 (sete) alunos de iniciação científica. Trabalhando também no nosso grupo, temos 03 (três) técnicos, sendo 02 (dois) de nível secundário e 01 (um) de nível superior. A nossa área de laboratório é de 96 m2, divididos em quatro módulos: química de materiais, processamento de amostras, espectroscopia e óptica não-linear e alunos de pós-graduação. A nossa produção científica nos últimos três anos de 2005-2007 foi: Artigos periódicos completos publicados em revistas Qualis A, fator de impacto > 1: 33 artigos. Trabalhos completos em anais de congressos: 09 trabalhos.

Coordenador(a):