Pós-graduação em Física

Objetivo

O objetivo principal do Programa de Pós-graduação em Física (PPFIS) é a formação acadêmica de Mestres e Doutores em Física Básica e Aplicada, com desenvolvimento de pesquisa na área de Física da Matéria Condensada (teórica e/ou experimental), visando aplicações tecnológicas. A formação de recursos humanos altamente qualificados em Física tem fortalecido a execução de Projetos de Pesquisa dos docentes do Programa, realizados graças aos recursos obtidos de órgãos de fomento, tais como: MCT/CNPq, FAPEMIG, CNPq, FINEP, CAPES/PROAP e CAPES/PRODOC.

Histórico

O Programa de Pós-graduação em Física do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, foi recomendado pelo Comitê Científico – CTC da CAPES no ano de 2001, conforme publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) em 18/07/2001, iniciando as atividades acadêmicas em março de 2002 após a criação do curso de Mestrado. Em 2007, o Instituto de Física (INFIS) submeteu aos Conselhos Superiores da UFU o projeto de criação do curso de Doutorado em Física, sendo aprovado em todas as instancias internas da Instituição. Após submissão ao CTC/CAPES, foi recomenda a criação do curso com conceito 4. As conseqüências deste avanço se refletem na motivação dos docentes em procurar permanentemente novos intercâmbios técnico-científicos com outras instituições de pesquisa, fortalecendo assim, nossa inserção nacional e internacional. Cabe ressaltar que grande parte de nossos formandos no Curso de Mestrado, têm tem sido absorvidos por Programas de Doutorado em reconhecidas instituições nacionais e internacionais, tais como: UNB, USP/SP, USP/SC, UFF, UFSCar, Ohio University (USA), Ecole Normale Supérieure de Lyon (França), entre outras. É importante ressaltar que o Curso de Doutorado tem motivado interesse, também, de alunos de outras instituições do país e do exterior a participar de nosso Programa. Por outro lado, a produção de artigos científicos de qualidade, com a participação do corpo discente, tem sido um fator de alta prioridade de nosso programa, apresentando uma taxa crescente. O Programa de Pós-graduação em Física (PPFIS) está regulamentado pelas Normas da CAPES e pelas Resoluções 12/2008 do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação e 04/2007 Conselho Universitário da UFU.

Característica do Programa

O PPFIS da Universidade Federal de Uberlândia – UFU concentra suas atividades na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: 1) Estrutura Eletrônica de Materiais, 2) Sistemas Complexos, 3) Crescimento e Caracterização de Materiais e 4) Óptica e Fenômenos Quânticos. Atualmente, o programa conta com dez grupos de pesquisa atuantes em diversas áreas da Física Teórica e Experimental da Matéria Condensada. Baseado no projeto de desenvolvimento do INFIS, o Programa mantém aberta a possibilidade de criação de novas áreas de concentração e linhas de pesquisa. Em consonância com o principal objetivo do Programa (desenvolvimento de pesquisa e a formação de pessoal qualificado), os docentes credenciados no PPFIS estão engajados em grandes iniciativas e/ou projetos de pesquisa de interesse nacional, citando por exemplo PRONEX, PROCAD, INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (INCT), estimulando também a criação e o fortalecimento de intercâmbios científicos com instituições estrangeiras de grande prestígio, entre as quais se destacam: University of Exeter (Grã Bretanha), University of Sheffield (Grã Bretanha), The University of Texas at San Antonio (USA), Ohio University (EUA), Universidade de Havana (Cuba), Instituto Superior Técnico (Portugal) e Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Por outro lado, a interação com os Cursos de Graduação em Física dos Materiais, Física Médica e Licenciatura em Física, do INFIS, tem propiciado grandes oportunidades aos alunos de graduação para desenvolver pesquisas vinculadas com alunos de Mestrado e Doutorado do PPFIS.