GFeMM deposita duas patentes

O grupo GFeMM (Grupo de Ferroelétricos e Materiais Multifuncionais) do INFIS, coordenado pelo Prof. Dr. José de los Santos Guerra (Pepe), depositou duas patentes em colaboração com seus estudantes.

1- Patente de Invenção: SÍNTESE DE HETEROESTRUTURAS TERNÁRIAS PARA FOTOCÉLULAS E USO

Em colaboração com: Dr. Wayler Silva dos Santos (Pós-doutorando), Éder José do Carmo (Mestrando).

2- Patente de Modelo de Utilidade: EQUIPAMENTO DE BAIXO CUSTO PARA DEPOSIÇÃO DE FILMES FINOS

Em colaboração com: Dr. Atair Carvalho da Silva (Pós-doutorando), e Prof. Dr. Elton Carvalho de Lima (UFT).

Para uma breve descrição de cada patente, clique abaixo.

A presente invenção trata do desenvolvimento de uma heteroestrutura ternária com propriedades otimizadas para uso em: células fotoeletroquímicas (conversão de energia solar em eletricidade e H2), células fotovoltaicas (conversão de energia solar em eletricidade) e fotodiodos (folha artificial). Participam da invenção os discentes do programa de Pós-graduação em Física da UFU, Dr. Wayler Silva dos Santos (Pós-doutorando, PNPD), Éder José do Carmo (Mestrando) e Prof. Dr. José de los Santos Guerra.

A presente invenção trata do desenvolvimento de um equipamento de baixo custo para deposição e obtenção materiais em forma de filmes finos e ultrafinos de dimensões nanométricas pelo método de spin-coating. O grande interesse deve-se à potencialidade de aplicação desses materiais na indústria eletroeletrônica, para o desenvolvimento de tecnologia de alta integração, com a miniaturização de seus componentes. Participam como colaborador da invenção o discente do programa de Pós-graduação em Física da UFU, Dr. Atair Carvalho da Silva (Pós-doutorando, PNPD), e os inventores Prof. Dr. Elton Carvalho de Lima (Universidade Federal do Tocantins) e Prof. Dr. José de los Santos Guerra (INFIS/UFU).