Reflexões do dia Internacional da Mulher

mulheresINFIS2017

No dia internacional da mulher, fizemos uma reunião histórica: por primeira vez, professoras do INFIS preencheram uma mesa grande na Tenda do Café, com direito à saudade da Raigna, Andrea, Viviane, Sorandra e Daniele, as nossas colegas.

O nosso trabalho dedicado - com direito a carinho, sorrisos e, eventualmente, uma palavra dura - formou alunos através de aulas, orientações de estágios e de trabalhos de pesquisa. Construiu um Museu de Ciências, coordenou dois cursos de graduação, trouxe novo conhecimento em assuntos variados da nossa área. E finalmente, organizou eventos. E aqui, um triunfo: por primeira vez, teremos apoio privado para a nossa X Semana da Física, conseguido pelo trabalho de uma coordenadora e de uma comissão discente coordenada por mulheres.

Queremos compartilhar com a comunidade do Instituto a nossa alegria por este nosso encontro, registrado na foto que acompanha este texto. O nosso desejo é que  as nossas colegas professoras, hoje ausentes e cuja falta sentimos, as técnicas administrativas e as alunas dos cursos de graduação e pós-graduação se somem à foto nos próximos anos para preencher a escada. Nosso objetivo também é usar esta data não só para celebrar mas também para nos conhecer melhor e trazer reflexões sobre o papel das mulheres na ciência.

8 de março de 2017,

• Alessandra Riposati Arantes